Estados Beligerantes

    Ano, 1565. O 13° xogum AshikagaYoshiteru Ashikaga, foi assassinado durante um cerco feito por Hisahide Matsunaga (daimiô de Yamato) e o Triunvirato de Miyoshi (damiô de Settsu, Izumi e Kawachi), é dito que Yoshiteru era um exímio espadachim e que lutou tão bravamente que sozinho quase dizimou todo o exército que o cercava. Uma disputa pela sucessão do cargo começou, o primo do ex-xogumYoshihide Ashikaga, primo de primeiro grau de Yoshiteru, se tornou o 14° xogum. porém era apenas uma marionete de HisahideYoshiaki Ashikaga, irmão mais novo do ex-xogum, pediu ajuda a outros damiôs para recuperar o título de xogum que era seu por direito, Nobunaga Oda foi quem respondeu a seu chamado.

    Ano, 1568Nobunaga marchou com seu exército para a capital, Quioto, para reivindicar a posição de xogum para Yoshiaki. No entanto, no caminho de Quioto se encontra a província de Oumi e a estrada de Toukaidou passa pelo sul dela que era dominada pelo clã Rokkaku. Ao norte, Nagamasa, cunhado de Nobunaga, não era um problema mas ao sul Shoutei Rokkaku apoiava o então xogumYoshihideNobunaga marchou com seus homens e tomou o castelo do clã Rokkaku e depois se dirigiu a Quioto. Após um combate acirrado, Nobunaga decapitou Yoshihide e sua cabeça foi usada como copo de saquê. Dessa forma, Yoshiaki se tornou o 15° xogum do clã AshikagaApós ser derrotado por NobunagaShoutei fugiu par aa vila de Kouka, mobilizando suas forças ninjas que também contavam com Iga para o sul de Oumi contra as tropas de Nobunaga.

    Com o tempo Yoshiaki ficou insatisfeito pois mesmo tendo o cargo de xogum, todo o poder estava nas mãos de Nobunaga. Dessa forma, enviou cartas secretas aos clãs próximos pedindo ajuda para reestabelecer sua autoridade.

    Ano, 1570Nobunaga teve que marchar sobre a província de Oumi, ao qual pertencia a Nagamasa Azai, seu cunhado, para chegar às terras do clã Asakura na província de Echizen. Ao passar pelas terras do clã Azai, Nobunaga foi surpreendido e teve que recuar para Quioto a pedido de generais, Ieyasu Tokugawa e Hideyoshi Toyotomi, uma vez que foi traído por seu cunhado, Nagamasa Azai que se uniu ao clã Asakura, já que eram aliados de longa data. Enquanto os exércitos de Nobunaga retornavam a Quioto, ao passar por uma floresta, um ninja de KoukaZenjubou Sugitani, que espreitava, tentou assassina-lo com com tiros de arcabuzes enquanto Nobunaga descansava. Porém como Nobunaga nunca ficava longe de suas armas e raramente retirava sua armadura, estava pronto para o ataque e conseguiu sobrepujar o ninja que quase não conseguiu fugir com vida, entretanto, Nobunaga também saiu ferido desse combate.

    Ano, 1571Nobunaga Oda começou a lutar contra os monges Ikko-Ikki (rebeldes) por toda Hi no Moto, começaram os destruindo em Mikawa. Monges não pagavam impostos mas Nobunaga precisava de mais arrecadações para seu exército que crescia vertiginosamente. Enquanto retornava para QuiotoNobunaga também foi surpreendido por monges Ikko-Ikki de Hongan-ji junto com os três daimiô do clã Miyoshi que buscavam vingança, Nobunaga conseguiu derrotá-los. Em seguida ele fez um cerco contra o conjunto de templos de Ishiyama Hongan-ji (na cidade de OsakaSettsu), que conseguiu rechaçar as forças de Nobunaga por muitos anos. Mal tinha se estabelecido e foi atacado pelos clãs Azai e Asakura, agora unidos aos monges do templo de Enryaku-ji. Foi feita uma trégua entre os clãs samurai e depois Nobunaga cercou e queimou todo o monte Hiei onde ficava o templo e monges de Enryaku-ji.

    Ano, 1573.  Após este evento, Nobunaga liderou um ataque à vila de Koukagakure, dizimou seu exército de ninjas e tomou o controle da vila, a maioria dos ninjas sobreviventes debandaram e foram para outras vilas ninja e os restantes serviram ao exército de NobunagaKoukagakure deixou de existir como uma vila ninja e Shoutei se rendeu.

    Ano, 1579Nobunaga havia dado a província de Ise, além de dois generais, Saburozaemon Tsuge e Kazumasu Takigawa para serem guardas pessoais ao seu segundo filho, Nobukatsu Oda. Sem a permissão ou aconselhamento de seu pai, Nobukatsu quis mostrar seu amadurecimento comandando uma expedição para tomar Iga, que ainda era um grande problema para Nobunaga. Contudo, Iga era muito bem protegida geograficamente e detinha poderosos ninjas, por conseguinte, a expedição fracassou, milhares de homens morreram e Saburozaemon foi morto nessa batalha. Quando Nobunaga descobriu ele ficou furioso com seu filho por ter perdido seu general, milhares de soldados e por não ter sido consultado.

    Ano, 1580. Nobunaga desenvolveu um plano para atacar Iga por todos os lados, em 6 frentes, já que o exército de ninjas de Iga era pequeno e se dividirem em 6 frentes para se defender seria péssimo. Nobukatsu liderou uma dessas frentes, seu exército era composto também por ninjas da recém desfeita vila de Kouka. Praticando a tática de "terra arrasada" destruindo tudo no caminho, os ninjas de Iga não tinham onde se esconder ou montar emboscadas para usar suas táticas de guerrilha.

    Para os clãs de Iga essa guerra foi uma traição dos Kouka e esse evento foi considerado entre os ninjas a Primeira Guerra Ninja, já que foi a primeira vez que ninjas lutaram uns contra os outros. Hanzou Hattori não participou de nenhuma dessas guerras contra Oda, pois sempre esteve ao lado de Ieyasu Tokugawa que era aliado de Nobunaga na época. Após essa última batalha, Hanzou se tornou daimiô da província de Iga.

    Somente nesse ano que o cerco de Hongan-ji terminou, o castelo foi destruído e a província de Settsu foi entregue aos cuidados de Hideyoshi Toyotomi, além de general agora se tornara um daimiô. Hideyoshi construiu seu castelo de Osaka em cima das ruínas do antigo templo.